Recomendações para projeto e construção de Fornos de Processo
Os Fornos de Processo são um dos equipamentos mais complexos de uma planta de processamento, das instalações de Refinaria de petróleo e de Petroquímicas.
No projeto completo dos Fornos estão presentes as fases de projeto conceitual, projeto de processamento, projeto analítico e térmico, projeto básico, projeto mecânico-estrutural, projeto civil, projeto elétrico, projeto de instrumentação e controle.
As fases de projeto conceitual, projeto de processamento, projeto analítico e térmico e projeto básico são, comumente atribuídos a uma Empresa Licenciadora de Fornos de Processo.
No projeto e construção desses Fornos estão presentes todas as especialidades de engenharia, a saber: estruturas metálicas, mecânica, civil, eletricidade, instrumentação, controle, segurança, enfim os projetos desses equipamentos comporta uma equipe de Empresa de Engenharia.
Essas fases devem estar com as atribuições e responsabilidades bem definidas.
Em seguida as fases de suprimento, fabricação e montagem, inspeção e testes, normalmente executadas por outra empresa, devem ser acompanhadas pela equipe responsável pelo projeto.
Heater supply scope and resposibilities
Projeto Básico Fornos Processo
Condições padronizadas projeto e construção de fornos
Requisitos suplementares projeto e construção Fornos de Processo
Technical Specifications – Heater and Furnace
Definição do tipo de inspeção de forno
Com base nessas premissas as seguintes Requisições para Compra e Construção de Fornos de Processo são recomendadas:
Material Requisition – Feed Heating and Vaporizing Fired Heaters
Material Requisition for Steam Reformer Furnaces