Relatório do HSE – Health and Safety Executive: “Envelhecimento de planta industrial: Gestão de equipamentos pressurizados e que contenham fluidos perigosos”
O objetivo deste relatório é aumentar a consciência sobre os fatores a considerar na gestão de equipamentos pressurizados e que contenham fluidos perigosos.
Além disso, a ajudar os responsáveis por estes equipamentos a compreenderem e avaliarem os riscos de danos acumulados, evitando as falhas catastróficas e a deterioração.
A informação é bem geral, isto é, não aplicável somente a equipamentos específicos, portanto pode ser aplicada à vasta gama de equipamentos estáticos e dinâmicos.
A gestão do equipamento começa com a consciência de que o envelhecimento não é sobre “quanto velho é o equipamento”, mas é sobre o que se sabe sobre sua condição física, e sobre os fatores que influenciam o aparecimento, evolução e mitigação da eventual degradação.
Uma vez que os sintomas de envelhecimento são entendidos, detectados e acompanhados por métodos de inspeção, uma decisão pode ser tomada de como proceder.
As opções podem incluir: a- Desde o simples reparo que justifique a continuidade operacional; b- A adequação para uso em condições menos críticas; c- Destruição e descarte do equipamento e a fabricação de outro adequado ao serviço.
envelhecimento-equipamentos-pressurizados-com-fluidos-perigosos