Purgadores e acessórios homologados para uso em estações de vapor
Para a purga e drenagem de tubulações de vapor e de linhas de aquecimento, recomenda-se o uso de purgadores...
Durante a década de 90, cresceu muito a preocupação com os altos custos de energia, nas refinarias da Petrobras.
Contabilizavam-se muitos vazamentos de vapor d’água, gerado nas caldeiras, utilizado na produção de energia elétrica em turbogeradores, no processamento das unidades de processo, nos aquecimentos de tubulações e equipamentos e na falta de sistemas de recolhimento de condensado para reuso.
Foi instituído na época um plano de trabalho de avaliação e adequação de purgadores de vapor e de simplificação das estações de purga e drenagem de condensado, com o uso de novos acessórios que reduzissem os pontos possíveis de falhas e vazamentos.
A análise focou o desempenho dos purgadores instalados nas drenagens de linhas de vapor vivo e em linhas de aquecimento (“steam tracing”), considerando-se as perdas de vapor e o tempo médio entre falhas de cada tipo de purgador.
Inicialmente, foram realizados testes de bancadas, no campo, em diversos níveis de pressão de vapor, e mais tarde os próprios Fabricantes passaram a se responsabilizar pela execução dos testes de desempenho, em instalações específicas denominadas de calorímetros.