Serviços Tóxicos – Critérios de Classificação e Requisitos de Instalação
São estabelecidos os critérios básicos para identificação, prevenção e proteção de sistemas industriais, que operam com fluidos poluentes...
São estabelecidos os critérios básicos para identificação, prevenção e proteção de sistemas industriais, que operam com fluidos poluentes e tóxicos, com riscos significativos à integridade física, saúde e segurança das pessoas, sujeitos a possíveis vazamentos ou emissões de líquido, gás ou de vapor do líquido contido.
A literatura técnica sobre poluição e a legislação ambiental concernente apontam vários tipos de substâncias poluentes tóxicos, causadoras de danos ao meio ambiente e à saúde humana.
Por exemplo, nos EUA, a Clean Air Act – Lei de Ar Limpo requer o controle dos poluentes atmosféricos tóxicos, também conhecidos como tóxicos do ar, emitidos particularmente de instalações industriais, mas também presentes nas cidades, no campo e no interior das residências.
Também há legislação brasileira pertinente ao controle das emissões poluentes, essa legislação ambiental cuida da qualidade mínima do ar que respiramos e impõe limites às emissões às indústrias.
São leis a nível federal, (CONAMA), estadual (CETESB, FEEMA, IAP,…) e municipais, que determinam padrões primários (valem para as grandes cidades) e os secundários (valem para o campo).
Serviço Tóxico – Critérios de Classificação e Requisitos de Instalação Unidades Industriais