Dispositivos de Proteção e Alívio de Pressão – Disco de Ruptura e Pino de Ruptura
As instalações industriais devem ter seus equipamentos (tanques, reatores, vasos, torres, permutadores de calor, filtros, silos, qualquer outro tipo...
As instalações industriais devem ter seus equipamentos (tanques, reatores, vasos, torres, permutadores de calor, filtros, silos, qualquer outro tipo de equipamento) e sistemas de tubulações, que trabalhem pressurizados, protegidos contra o evento descontrolado de excesso de pressão, que pode danificar ou destruir e mesmo causar graves acidentes às pessoas envolvidas com operação e manutenção dessas instalações.
Os dispositivos de segurança mais usados são as válvulas de alívio de pressão, para a proteção de vasos de pressão e tubulações, contra o excesso de pressão, conforme o código ASME Seção VIII, e são de fechamento automático, isto é, após a abertura de alívio da pressão tornam a fechar hermeticamente.
Mas o ASME Seção VIII também permite o uso de dispositivos, que não são de fechamento automático (“non-reclosing devices”), que são os discos de ruptura e pinos de ruptura, para a mesma função de impedir a elevação da pressão, além do valor de projeto do equipamento ou tubulação.
Já o código ASME Seção I, que estabelece as regras para as Caldeiras de Vapor permite apenas o uso de válvulas de alívio de pressão, não cita dispositivos de fechamento não automático (“non-reclosing devices”): discos e pinos de ruptura.