Corrosão Sob Tensão (CST) por Cloreto
Na corrosão sob tensão por Cloretos, o material suscetível mais são os aços inoxidáveis austeníticos (série 300), a tensão...
Na corrosão sob tensão por Cloretos, o material suscetível mais são os aços inoxidáveis austeníticos (série 300), a tensão pode ser proveniente da fabricação ou soldagem ou decorrentes da operação e o meio são os íons de Cloro, presentes no fluido de processo em equipamentos e tubulações.
O processo de corrosão sob tensão por cloreto ocorre na superfície dos aços inoxidáveis austeníticos (série 300) e de algumas ligas à base de Níquel, uma vez que os íons de Cloro (Cl–) adsorvidos na superfície do metal geram descontinuidades no filme ou película de óxido de Cromo, que é quem aufere a característica de resistência à corrosão do aço inoxidável, resultando em um processo corrosivo bem localizado (pitting).
As trincas iniciadas na superfície são causadas sob a ação combinada de tensão de tração, temperatura e um ambiente de cloreto aquoso. A presença de Oxigênio dissolvido aumenta a propensão às trincas.