Válvulas especiais de UFCCs
A UFCC é dividida em três seções distintas, mas interligadas em um só processamento: Seção de conversão do gasóleo...
O Refino de Petróleo é um processo químico no qual a matéria-prima (petróleo bruto) é convertida em produtos comerciais acabados, combustíveis e matéria prima para petroquímica, que são armazenados em tanques e esferas de armazenamento..
Dentre os principais processos de conversão química, um dos mais empregados é o craqueamento, que pode ser térmico ou catalítico.
A unidade de craqueamento catalítico fluido-UFCC é um ativo fundamental nas refinarias, pois, após a destilação do petróleo em seus derivados, nas Torres de Destilação Atmosférica e a Vácuo, produz uma quantidade adicional de até 40% de combustíveis, com a conversão dos resíduos de fundo das Torres de Destilação.
A UFCC é dividida em três seções distintas, mas interligadas em um só processamento: Seção de conversão do gasóleo e dos resíduo da destilação em gases craqueados; Seção de fracionamento dos gases craqueados em derivados combustíveis e Seção de recuperação da energia dos gases de combustão.
Em cada uma destas seções, os equipamentos e válvulas de processo são especiais, por conta das condições críticas do processamento.
Dependendo da Seção da UFCC em que as válvulas são instaladas, eles são classificadas em:
-
Válvulas da Seção de Conversão da UFCC;
-
Válvulas da Seção de Recuperação de Energia da UFCC.
As principais características destas válvulas especiais são:
-
Grande porte, com diâmetros nominais variando de 30 pol a 100 pol;
-
Peso próprio de 20 a 30t, até quase 100t.
-
Operação em altas temperaturas, acima de 500ºC até 760ºC, com disparos eventuais up sets de temperatura de até quase 1000ºC.