Colaboração do Consultor da Petrobras engº Nelson Patrício Júnior
Conforme estabelecido no Código ASME Section VIII Division1, de projeto e construção de vasos de pressão, Seção U-1(d) INTRODUCTION SCOPE, as regras desta Divisão foram formuladas com base em princípios de projeto e práticas de construção, aplicáveis a vasos de pressão projetados para pressões acima de 15 psi e não superiores a 3000 psi (20 MPa) (207 bar), com diâmetro interno maior que 150 mm (6 pol).
Para pressões acima de 3.000 psi (207 MPa), desvios e acréscimos a essas regras são necessários, para atender aos requisitos dos princípios de projeto e práticas de construção para essas pressões mais altas.
O uso do Código ASME VIII 1, para vasos de pressão acima de 3000 psi (207 MPa), é uma prática permitida, desde que “desvios e acréscimos” sejam considerados para projeto e construção desses vasos de pressão.
Práticas adicionais de projeto, dimensionamento, fabricação e inspeção, em relação ao Código ASME VIII 1, devem ser adotadas para a construção de vasos de pressão de projeto acima de 3000 psi (207 MPa).