Limitações de operação de tanques de armazenamento
Os tanques utilizados para armazenamento de produtos líquidos diversos, desde água, petróleo e seus derivados, produtos químicos, em geral,...
Os tanques utilizados para armazenamento de produtos líquidos diversos, desde água, petróleo e seus derivados, produtos químicos, em geral, podem ser dos tipos de topo aberto (sem teto ou de teto flutuante) e de topo fechado (teto fixo)..
As limitações aqui informadas são aplicáveis aos tanques de armazenamento de teto fixo, autoportante ou suportado por estrutura metálica e correspondem aos tanques atmosféricos, aos atmosféricos de baixa pressão e aos pressurizados.
Tanques de armazenamento são equipamentos de caldeiraria próprios para conter líquidos orgânicos e não orgânicos, encontrados em muitas indústrias como: produção e refino de petróleo, produtos químicos e petroquímicos, bem como outras indústrias que consomem ou produzem líquidos e vapores.
Esses tanques são de portes diferentes, em diâmetros, variando de 2 a mais de 100 m, e alturas normalmente limitadas até 15 a 20 m, e instalados dentro de uma bacia de contenção, cercada por diques, para conter derramamentos em caso de ruptura do tanque.
Consultar o post: Tanque – Diferenças entre tanques atmosférico, de baixa pressão e pressurizado