Dispositivos de Segurança-Vasos de pressão, Tubulações e Tanques de armazenamento

Equipamentos e sistemas de tubulações, de plantas de processamento químico, devem ser protegidos dos efeitos do aumento descontrolado da...

Comente 08.07.24 41 Vizualizações Imprimir Enviar
Manual de Instalação de Dispositivos de Segurança em Vasos de Pressão Parte 1 – Informações técnicas gerais sobre dispositivos de alívio de pressão

As plantas de processamento industrial, como, refinarias de petróleo, petroquímicas, termelétricas, siderúrgicas, fábricas de produção de produtos químicos, farmacêuticos e alimentícios, bem como sistemas de geração de vapor, são projetadas para operar em pressões e temperaturas, muitas vezes elevadas.

Os equipamentos (tanques, reatores, vasos, torres, permutadores de calor, filtros, silos, caldeiras e qualquer outro tipo de equipamento, que operem com pressão interna ou vácuo), e os sistemas de tubulações interligados, que trabalhem pressurizados, devem ser protegidos contra o evento descontrolado de excesso de pressão, que pode danificar ou destruir e mesmo causar graves danos ambientais e acidentes às pessoas envolvidas com operação e manutenção dessas instalações.

Os equipamentos e tubulações dessas instalações industriais são dimensionados para resistir às condições de operação e para manter as pressões internas em níveis aceitáveis, através de dispositivos e instrumentos de controle que atuam automaticamente, porém, eventualmente, ocorrem elevações anormais da pressão interna, que excedem os valores considerados aceitáveis.

Portanto, esses equipamentos e sistemas de tubulações devem ser protegidos dos efeitos do aumento descontrolado da pressão, decorrentes de reações químicas, falhas nos sistemas de utilidades, bloqueio indevido de válvulas. fogo externo etc., por dispositivos de proteção contra sobrepressão ou excesso de pressão.

Essas elevações anormais de pressão podem causar danos às instalações, pessoas e meio ambiente, e para protegê-los são empregados dispositivos que aliviam o excesso de pressão.

Esses dispositivos são acionados automaticamente pela própria pressão que atua nos equipamentos e tubulações, sendo os mais empregados as válvulas de segurança e alívio de pressão e os discos de ruptura.

Ver post: Manual PSVs Vasos de Pressão – Parte 1 Informações técnicas gerais

Newsletter

Seja notificado sempre que um novo conteúdo estiver disponível.

Não se preocupe, não temos prática de enviar spam.
Translate »